Silvio Costa Filho (Republicanos), ministro dos Portos e Aeroportos, anunciou que a pasta investigará, em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a morte do golden retriever Joca.
O animal, que embarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e tinha como destino Sinop (MT), onde moraria com o tutor João Fantazzini Júnior, foi enviado para Fortaleza (CE) após erro do serviço de transporte de animais da empresa aérea Gol.
Dessa forma, o trajeto, que seria de até 2h30min, durou cerca de 8 horas. Após a “falha operacional", o pet retornou ao local de embarque, mas chegou morto.
De acordo com o ministro, a iniciativa das autoridades federais busca esclarecer as circunstâncias da morte do cão o quanto antes. Os dois órgãos também anunciaram um grupo de trabalho para criar regras nacionais para o transporte de animais de estimação.
Leia também: Prêmio da Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 6 milhões
O anúncio foi feito na terça-feira (23) depois de uma audiência de Silvio Costa Silva com o deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil) e o deputado estadual Rafael Saraiva (União Brasil).
Após a morte de Joca, a Gol, que diz lamentar o ocorrido, anunciou a suspensão do transporte aéreo de animais no porão a partir desta quarta-feira (24). De acordo com o comunicado divulgado, os clientes ainda podem transportar seus pets na cabine do avião.
Durante este período, aqueles que contrataram o serviço de transporte pelo porão da GOLLOG Animais podem pedir a restituição do valor total ou postergar a viagem.
Veja nota completa:
A GOL se solidariza com o sofrimento do tutor do Joca e de sua família. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente pela perda do seu animal de estimação. O cão deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo G3 1480 do dia 22/04/2024, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o seu animal de estimação.
A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o cão e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo G3 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do animal sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do cão.
A Companhia está oferecendo desde o primeiro momento todo o suporte necessário ao tutor e sua família. A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com total prioridade pelo nosso time.
REDES SOCIAIS