Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão do governo federal, informou que algumas cidades do Rio Grande do Sul registraram nas últimas 48 horas um volume de chuva três vezes maior do que a média história do mês de maio. As medições foram feitas entre 12h de terça-feira (30) até o meio-dia de hoje.
O maior volume de chuva registrado foi em Fontoura Xavier, com 500,6 milímetros. A média histórica do município é de 146 milímetros nos 31 dias de maio, de acordo com o portal Clima Tempo.
“Fontoura Xavier atinge neste dia 1º uma das maiores catástrofes da história em relação às fortes chuvas que estão atingindo o Estado! Estradas de praticamente todo município desabaram, pessoas estão isoladas”, disse a prefeitura em nota.
Leia também: Inter e Grêmio se unem em arrecadações para as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Historicamente, a média de precipitações nas cidades do Rio Grande do Sul é de 150 milímetros. Nos últimos dois dias, 31 municípios registraram números acima.
Diante da situação, o governo estadual decretou calamidade pública. Últimos dados mostram que 19 pessoas perderam a vida e mais de 10 mil estão desalojadas ou desabrigadas.
Leia também: Rio Grande do Sul tem oito das 10 cidades com maior volume de chuvas no mundo em 24 horas
REDES SOCIAIS