A Agência Nacional dos Transportes (ANTT) publicou uma portaria nesta quinta-feira (9) que permite a liberação do pedágio para veículos de carga que transportam doações para as comunidades afetadas com as enchentes no Rio Grande do Sul.
Leia mais: Chuvas no RS: Porto Alegre terá abrigo exclusivo para mulheres e crianças
Segundo a portaria publicada em uma edição extra do Diário Oficial, os veículos de transporte de carga que estiverem levando doações ao estado, além da isenção do pedágio, terão prioridade de atendimento e a dispensa do procedimento de fiscalização nos postos de pesagem veicular.
O objetivo dessa medida é facilitar o fluxo de suprimentos essenciais para as áreas afetadas, garantindo que a ajuda humanitária chegue de forma rápida e eficiente.
Leia mais: Governo Federal autoriza importação de arroz após enchentes no sul do país
“Com a dispensa do pagamento de pedágio, caso estejam com donativos e devidamente escoltados por veículos oficiais, os transportadores terão menos obstáculos logísticos durante o trajeto, possibilitando uma resposta mais ágil diante das necessidades emergenciais”, disse a nota.
As ações emergenciais continuarão em vigor enquanto permanecer o estado de calamidade pública decretado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e pelo Congresso Nacional ou até sua revogação pela ANTT.
REDES SOCIAIS