Com a morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi, o primeiro-vice-presidente Mohammad Mokhber é quem deve assumir o cargo.
A sucessão foi aprovada pelo líder supremo Ali Khamenei, que tem a palavra final em todos os assuntos no país, no entanto, o governo é transitório.
Conforme a constituição iraniana, um conselho composto pelo vice-presidente, pelo presidente do Parlamento e pelo chefe do poder Judiciário deve ser formado para que uma eleição para definir a escolha seja realizada em até 50 dias.
Além dele, o veículo também transportava: o chanceler iraniano Hossein Amirabdollahian, Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, e Hojjatoleslam Al Hashem, um líder religioso local.
Quem é Mohammad Mokhber?
Nascido na cidade de Dezful, a cerca de 680 km de Teerã, é especialista em direito internacional e é visto como um político conservador.
Antes de assumir o cargo de primeiro-vice-presidente, de 2007 a 2021 chefiava a Execução da Ordem do Imam Khomeini (EIKO, na sigla em inglês), organização paraestatal que tem participação em quase todos os setores da economia do país e é supervisionada diretamente por Ali Khamenei.
Como primeiro vice-presidente, faz parte do Conselho Supremo de Segurança Nacional, além de assumir tarefas relacionadas às finanças do governo e ser porta-voz do Irã em questões referentes ao conflito entre Israel e o Hamas.
Leia também: Ali Bagheri Kani é nomeado o novo chanceler do Irã, afirma mídia estatal
REDES SOCIAIS