Diante da tragédia que atinge o Rio Grande do Sul atualmente, o Roda Viva viaja até a capital Porto Alegre para entrevistar o governador Eduardo Leite (PSDB).
Durante o programa, Vera Magalhães aborda a necessidade de realocar as pessoas que perderam suas casas na tragédia e questiona se o planejamento feito para a construção das chamadas “cidades provisórias” tem se preocupado em não agravar ainda mais a crise gaúcha no futuro, já que serão utilizados recursos da União, do estado e dos municípios.
“A gente precisa ter espaços dignos para essas pessoas, especialmente considerando que algumas delas terão que passar um longo período vivendo naquele espaço. Então, muitas soluções precisam ser apresentadas. Chegamos a ter mais de 80 mil pessoas abrigadas em em cerca de 80 abrigos públicos espalhados pelo estado”, diz o governador.
“Nós estamos procurando apoio de entidades e instituições como a OIM, que é um braço da Organização das Nações Unidas para as migrações, para nos orientar a organizarmos o ambiente de uma forma que os próprios abrigados possam ter a oportunidade de se inserir no contexto do cuidado do abrigo e até pensarmos em remunerações para elas”, explica Eduardo Leite.
A bancada de entrevistadores é formada por Fábio Schaffner, repórter da Zero Hora, Laís Duarte, repórter da TV Cultura, Jaqueline Sordi, jornalista e bióloga, Kelly Matos, apresentadora da Rádio Gaúcha, e Samantha Klein, repórter da CBN. O cartunista Luciano Veronezi fará os desenhos do estúdio da emissora em São Paulo em tempo real.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS