Arqueólogos descobrem desenhos feitos por crianças em Pompeia
Especialistas acreditam que esboços retratam eventos que foram testemunhados
29/05/2024 17h42
Arqueólogos encontram registros feitos em carvão na antiga cidade de Pompeia, no parque arqueológico de Insula dei Casti Amanti, próximo a Nápoles, na Itália. Os esboços aparentemente retratam duelos que podem ter presenciados por crianças.
Os esboços de figuras de gladiadores foram descobertos durante escavações nos últimos meses em Pompeia, a cidade que foi destruída quanto o monte Vesúvio entrou em erupção há quase dois mil anos anos.
Leia mais: Governo de Israel espera mais sete meses de conflito contra o Hamas
Os arqueólogos também encontraram figuras representando o contorno de três mãos pequenas, duas figuras brincando com uma bola e uma cena provavelmente representando um javali lutando com duas pessoas.
Em entrevista ao jornal The Guardian, o diretor do parque arqueológico, Gabriel Zuchtriegel, falou sobre as descobertas e seus possíveis significados.
"Junto com psicólogos da Universidade Federico II [de Nápoles], chegamos à conclusão de que os desenhos de gladiadores e caçadores foram feitos com base em uma visão direta, e não em modelos pictóricos. Eles provavelmente testemunharam batalhas no anfiteatro, entrando assim em contato com uma forma extrema de violência espetacularizada”.
Leia mais: Expectativa de vida e renda dos municípios brasileiros retrocedem após pandemia da Covid-19
Além destas descobertas, os pesquisadores encontraram um retrato único de uma criança encapuzada com um pequeno cão a seus pés, encontrado na chamada “Casa dos Pintores em Trabalho”.
Onde, na entrada do local foram descobertos os esqueletos de um homem e de uma mulher, um casal de idosos que provavelmente havia buscado refúgio em vão de pedra-pomes e das cinzas que rapidamente inundaram a cidade durante a erupção vulcânica.
REDES SOCIAIS