Notícias

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Número é 2,9% maior do que o do ano passado


01/06/2024 15h27

A Receita Federal recebeu 42.421.153 de declarações do Imposto de Renda 2024 até as 23h59 de sexta-feira (31), prazo limite para o envio.

Segundo o balanço divulgado neste sábado (1°), o número é quase 3% maior em comparação com o total de declarações entregues em 2023, quando cerca de 41,2 mil declarações foram enviadas até o fim do prazo.

Leia mais: Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família

A quantidade ficou dentro do previsto pelo órgão, que esperava receber cerca de 43 milhões de documentos.

Do total de declarações enviadas, 41% foram pré-preenchidas e 56,4% simplificadas. Ao todo, 60,6% dos declarantes receberão restituição. Outros 20,5% deverão pagar impostos e 18,9% não precisarão pagar nem receber.

E quem não entregou no prazo?

As pessoas que não enviaram o documento no site da Receita Federal até a data ainda precisam declarar, no entanto, terão que pagar uma multa, que a Receita chama de Multa por Atraso na Entrega de Declaração (MAED).

A multa mínima para quem não declarou no prazo é de R$ 165,74. O valor é referente a quem não tem imposto a pagar. Para quem vai pagar impostos, o número pode chegar até 20% do valor do IR, além da penalidade de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração.

O valor da multa começa a ser contabilizado no dia seguinte à data limite de entrega, ou seja, neste sábado (01) e termina sua contagem na data do envio da declara

A exceção se aplica apenas para os moradores dos municípios em estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. O prazo de entrega termina em 30 de agosto de 2024.

Leia também: RS: Nível do Guaíba fica abaixo da cota de inundação pela 1ª vez em um mês

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças