Polícia Federal realiza operação para prender foragidos do ato de 8 de janeiro
Agentes também procuram envolvidos que descumpriram medidas, como violação da tornozeleira eletrônica e mudança de endereço sem comunicar a justiça
06/06/2024 12h09
A Polícia Federal realiza operação nesta quinta-feira (6) para prender foragidos dos atos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos três poderes foram invadidas em Brasília. Ao todo, são 208 mandados de prisão preventiva expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 18 estados diferentes, além do Distrito Federal.
A ação faz parte da Operação Lesa Pátria. De acordo com a PF, os foragidos descumpriram medidas cautelares judiciais ou fugiram para outros países com o objetivo "de se furtarem da aplicação da lei penal".
Aqueles que saíram do país, a principal rota é a Argentina. A estimativa é que 60 pessoas tenham atravessado a fronteira.
As autoridades também alegam que os envolvidos nos atos de 8 de janeiro violaram a tornozeleira eletrônica, mudou de endereço sem comunicar a justiça e não compareceram em uma corte.
Leia também: Motoristas de ônibus de São Paulo suspendem paralisação que estava marcada para esta sexta-feira (7)
A PF também informou que há ordem judicial para apreensão de eventuais armas encontradas. Uma foi localizada.
Os foragidos que não forem presos serão incluídos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Aqueles que a PF mapeou e que estão no exterior serão incluídas na lista de procurados da Interpol.
Leia também: Marcha que marca o dia de Jerusalém termina com tumulto entre palestinos e judeus
REDES SOCIAIS