Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

No Linhas Cruzadas desta quinta-feira (6), Andressa Boni e o filósofo Luiz Felipe Pondé abordaram o dilema moral contido no aborto.

Durante o programa, Pondé afirmou que há uma contradição na posição de ser contra o procedimento por ser a “favor da vida”.

A contradição advém do fato de que a pessoa que diz que é contra o aborto por ser a favor da vida está defendendo uma ideia de vida abstrata e conceitual (...) a pessoa que morre fazendo o aborto é um ser empírico concreto, que tem história de vida, RG, que fez determinadas escolhas, se arrependeu de algumas escolhas… a contradição se dá porque eu posso defender a vida de um ponto de vista abstrato e não perceber que, ao fazê-lo, eu estou condenando pessoas reais à morte”, explica.

Leia também: Nikolas Ferreira usa transfobia para atacar Erika Hilton em sessão da Comissão de Direitos da Mulher

O filósofo também diz que a concepção de que uma mulher escolhe entre “sofrimento” e “não sofrimento” na hora de se submeter a um aborto lhe parece um “equívoco”.

Na realidade, o que uma mulher escolhe é um sofrimento em detrimento do outro. Ela vai sofrer se ela decidir a favor de interromper a gravidez (...) mas ela está avaliando que essa decisão, que vai gerar esse sofrimento, se não tomada, vai gerar um outro tipo de sofrimento, que pode, inclusive, ser maior”, comenta.

Assista ao programa na íntegra:

Leia também: Fred diz que se arrepende de brincadeira homofóbica no Desimpedidos: "Fui me incomodando"