Missão não tripulada da Agência Espacial Europeia descobre vulcões gelados em Marte
A descoberta foi possível graças à colaboração entre as sondas TGO ExoMars e Mars Express
10/06/2024 16h09
Cientistas anunciaram nesta segunda-feira (10) a descoberta, pela primeira vez, de cristais de gelo de água em Marte, na região de Tharsis, um enorme planalto vulcânico.
Leia mais: Como funciona um contrato de namoro? Entenda as regras e saiba quem pode fazer
O achado inédito foi confirmado por observações das sondas ExoMars e Mars Express, missões não tripuladas da Agência Espacial Europeia (ESA).
"Pensávamos que era impossível a formação de gelo no equador de Marte, devido à combinação de luz solar intensa e uma atmosfera fina que mantém as temperaturas relativamente altas," explica Adomas Valantinas, autor principal do estudo publicado na revista Nature Geoscience.
Valantinas fez a descoberta quando era estudante de doutoramento na Universidade de Berna, na Suíça, e atualmente é investigador pós-doutorado na Universidade de Brown, nos EUA.
O gelo, que tem apenas um centésimo de milímetro de espessura, cobre uma vasta área e está presente apenas por algumas horas ao amanhecer, evaporando rapidamente com a luz do Sol. A quantidade de gelo equivale a aproximadamente 150.000 toneladas de água.
Na região marciana de Tharsis, há vários vulcões, incluindo o Monte Olimpo e os Tharsis Montes, formações geológicas colossais, que se erguem acima das planícies circundantes da região a alturas que variam de uma (Pavonis Mons) a três (Olympus Mons) vezes a do nosso terráqueo Monte Everest, no Nepal.
Leia também: Cidade de São Paulo pode registrar recorde de calor para o mês de junho nesta segunda (10)
REDES SOCIAIS