Notícias

Missão não tripulada da Agência Espacial Europeia descobre vulcões gelados em Marte

A descoberta foi possível graças à colaboração entre as sondas TGO ExoMars e Mars Express


10/06/2024 16h09

Cientistas anunciaram nesta segunda-feira (10) a descoberta, pela primeira vez, de cristais de gelo de água em Marte, na região de Tharsis, um enorme planalto vulcânico.

Leia mais: Como funciona um contrato de namoro? Entenda as regras e saiba quem pode fazer

O achado inédito foi confirmado por observações das sondas ExoMars e Mars Express, missões não tripuladas da Agência Espacial Europeia (ESA).

"Pensávamos que era impossível a formação de gelo no equador de Marte, devido à combinação de luz solar intensa e uma atmosfera fina que mantém as temperaturas relativamente altas," explica Adomas Valantinas, autor principal do estudo publicado na revista Nature Geoscience.

Valantinas fez a descoberta quando era estudante de doutoramento na Universidade de Berna, na Suíça, e atualmente é investigador pós-doutorado na Universidade de Brown, nos EUA.

O gelo, que tem apenas um centésimo de milímetro de espessura, cobre uma vasta área e está presente apenas por algumas horas ao amanhecer, evaporando rapidamente com a luz do Sol. A quantidade de gelo equivale a aproximadamente 150.000 toneladas de água.

Na região marciana de Tharsis, há vários vulcões, incluindo o Monte Olimpo e os Tharsis Montes, formações geológicas colossais, que se erguem acima das planícies circundantes da região a alturas que variam de uma (Pavonis Mons) a três (Olympus Mons) vezes a do nosso terráqueo Monte Everest, no Nepal.

Leia também: Cidade de São Paulo pode registrar recorde de calor para o mês de junho nesta segunda (10)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças