Governo do Rio de Janeiro decreta o fim da epidemia de dengue no estado
Queda de casos foi registrada em todas as regiões do estado por mais de quatro semanas consecutivas
12/06/2024 10h44
Após o número de casos de dengue cair em todas as regiões do Rio de Janeiro por mais de quatro semanas consecutivas, o governo estadual decretou o fim da epidemia.
A informação foi publicada no Diário Oficial dessa terça-feira (11). A epidemia foi decretada em fevereiro pelo governador Cláudio Castro (PL), quando mais de 91 mil casos prováveis da doença foram confirmados. Entre 18 e 24 de fevereiro, foram 27 mil registros.
Em março, 85 mil casos foram notificados, número que caiu para 42 mil em abril. Já em maio, a queda foi ainda mais acentuada, 18 mil testes positivos — 57% menor que o mês anterior.
Na última semana epidemiológica avaliada pelos técnicos da secretaria, equivalente ao período entre 26 de maio e 1º de junho, foram registrados 1.467 casos prováveis de dengue. Desde janeiro até 10 de junho, foram contabilizados 268.947 mil casos e 178 mortes.
Apesar da medida adotada, a secretária de Saúde Claudia Mello esclarece que a população deve manter cuidados, inclusive, com checagem semanal em suas casas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Leia também: STF retoma julgamento sobre a mudança da remuneração do FGTS nesta quarta (12)
REDES SOCIAIS