Notícias

Câmara aprova urgência de projeto que proíbe delação premiada de presos

Com a medida, o texto poderá ser votado diretamente pelo plenário da Casa


12/06/2024 20h31

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) a urgência para o projeto de lei que proíbe a validação de delações premiadas de presos.

A medida permite que o texto agora seja votado diretamente em plenário, sem precisar passar pelas comissões temáticas. A urgência é válida para os sete projetos que tramitam conjuntamente sobre o mesmo tema. 

O projeto de lei inicial foi apresentado em 2016 pelo então deputado federal Wadih Damous (PT-RJ). O cenário era de avanço da operação Lava Jato e de abertura do processo de impeachment contra Dilma Rousseff (PT). 

Leia também: Barroso diz que delação premiada tem funcionado como "ferramenta positiva"

No Roda Viva desta segunda-feira (10), o ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, revelou como vê a retomada de discussões no Congresso Nacional sobre uma eventual anulação do recurso de delações premiadas por parte de réus presos.

“Essa é uma questão política a ser deliberada no Congresso, no entanto, a colaboração premiada tem funcionado com as adequações que o Supremo impôs como uma ferramenta positiva. Sobretudo em casos de colarinho branco e de desvios de dinheiro, se você não tiver uma pessoa de dentro do esquema ajudando a percorrer o caminho pra localizar o dinheiro na Suíça, em Bahamas ou onde quer que ele esteja, tudo fica muito difícil”, comentou o ministro. 

Relembre à edição do programa:

Leia também: Câmara aprova urgência de projeto que equipara aborto ao crime de homicídio

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (12)

Câmara aprova urgência de projeto que equipara aborto ao crime de homicídio

Onda de calor fecha Acrópole, ponto turístico de Atenas

Ministério da Educação suspende criação de novos cursos EAD até março de 2025

Comissão da Câmara aprova PEC que criminaliza posse e porte de drogas