As vendas varejistas brasileiras continuaram crescendo pelo quarto mês consecutivo, atingindo o maior patamar da série histórica. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (13), houve um aumento de 0,9% durante a transição de março para abril.
Leia também: Suprema Corte dos Estados Unidos mantém acesso a pílula abortiva
Entre as oito atividades analisadas, cinco registraram ganhos em abril. Destaca-se o aumento de 1,5% nas vendas em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, setor que representa 55,2% do índice geral. O crescimento ocorre após dois meses de resultados negativos.
As vendas no varejo apresentaram um avanço de 2,2% em comparação com abril do ano anterior. Esse aumento foi observado em seis dos oito setores analisados: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (18,9%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (16,1%); móveis e eletrodomésticos (8,0%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,6%); livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%); e combustíveis e lubrificantes (1,8%).
“Neste ano, o varejo veio com resultados mais expressivos e, nos últimos três meses, vem alcançando o último recorde da série com ajuste sazonal (a cada mês)”, disse Cristiano Santos, gerente da pesquisa.
Com um mercado de trabalho aquecido, aumento da renda, benefícios sociais, inflação controlada e condições de crédito mais favoráveis, o cenário para o setor varejista no Brasil neste ano se mostra promissor.
Leia mais: Caminhada espacial da Nasa é cancelada nesta quinta-feira (13)
REDES SOCIAIS