Notícias

Justiça de Israel prorroga por mais 35 dias a proibição da Al Jazeera, emissora do Catar, no país

Parlamento já havia aprovado uma lei que permitia o governo fechar temporariamente emissoras estrangeiras


14/06/2024 12h30

A Justiça de Israel aprovou na última quinta-feira (13) determinação do governo, que prorroga por mais 35 dias a proibição do canal de notícias Al Jazeera, do Catar, no país. De acordo com o Ministério das Comunicações israelense, a emissora é “porta-voz do terrorismo a serviço do Hamas”.

“O tribunal de distrito de Tel Aviv aprovou as ordens do ministro das Comunicações para interromper a transmissão do canal Al Jazeera, fechar seus escritórios em Israel, bloquear o acesso aos seus sites e confiscar o equipamento usado para transmitir o conteúdo do canal por 35 dias”, disse o ministério da Justiça em nota.

Em abril, o Parlamento de Israel já tinha aprovado uma lei que permitia o governo fechar temporariamente emissoras estrangeiras consideradas uma ameaça à segurança nacional. A Al Jazeera foi uma dos canais afetados.

"O Al Jazeera prejudicou a segurança de Israel, participou ativamente do massacre de 7 de outubro e incitou contra os soldados das Forças de Defesa de Israel. O canal terrorista Al Jazeera não transmitirá mais de Israel", disse o primeiro-ministro israelense em suas redes sociais.

Leia também: Homem preso por matar idoso com 'voadora' chora e pede desculpas durante reconstituição

O ministro Shlomo Karkhi declarou que seguirá tomando essa medida nos próximos meses: “Por motivos jurídicos absurdos, somos obrigados a pedir seu fechamento em Israel a cada 45 dias. Continuaremos fazendo o possível para limpar a região do terrorismo e da incitação à violência”.

A Associação para os Direitos Civis em Israel criticou a decisão em entrevista a CNN e disse que a medida “viola a liberdade de expressão e de imprensa”. Eles avaliam entrar com um recurso no Supremo Tribunal de Israel.

Leia também: Número de eventos climáticos extremos no Brasil mais que triplicou nas últimas duas décadas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças