Notícias

Por medo da guerra, cristãos deixam de visitar igreja da Natividade, na Cisjordânia

Conflito entre Israel e o Hamas afastou os turistas do mundo inteiro da região


17/06/2024 22h04

Em meio à guerra entre Israel e o Hamas, cristãos de todas as partes do mundo deixam de visitar a igreja da Natividade, em Belém, local do início da epopeia da religião mais popular do planeta. O templo é um lugar sagrado para o cristianismo e fica ao lado do túmulo de Jesus Cristo, na igreja do Santo Sepulcro.

Em condições normais, anualmente, mais de um milhão e meio de fiéis visitam a igreja. São mais de quatro mil pessoas por dia em média, principalmente nos fins de semana. No entanto, com a intensificação do conflito, o local tem ficado vazio.

A hotelaria da região sentiu os reflexos. O "Hotel do Muro", fundado com apoio do artista plástico Banksy, fechou as portas. O grafiteiro britânico fez duas pinturas no muro de concreto que separa Belém, na Cisjordânia, do território israelense, porém, isso não impediu que o estabelecimento fechasse.

Você não encontra ninguém. É a primeira vez, sem dúvida, com esse impacto para o turismo, para a religião, como um todo. É bem grave ver esse lugar dessa maneira”, diz o cientista brasileiro da Universidade Hebraica de Jerusalém Atílio Tomazini Júnior, que costuma vir a Belém regularmente.

Leia também: Maior avião de passageiros do mundo tem voo cancelado após problema técnico

Os restaurantes abrem só no fim de semana. Sem fiéis, a economia da cidade, totalmente dependente do turismo, está em situação delicada. A taxa de desemprego atingiu 60%.

Esperamos que isso pare logo porque precisamos ficar no lugar onde Jesus nasceu. Não são apenas as pedras que mantêm a mensagem de Belém, os fiéis são as pedras vivas da terra santa e isso é o mais importante”, diz Carmen Ghattas, secretária de imprensa da prefeitura de Belém.

Issa Thaljieh, vigário-geral da igreja da Natividade há 13 anos, segundo ele, as pessoas não vêm ultimamente por medo da guerra.

Quando você tem medo, você não tem fé. Nós dizemos, ‘não tenha medo de nada porque Deus está conosco apesar das dificuldades’, mas as pessoas são seres humanos e por isso elas fogem”, lamenta o sacerdote.

Saiba mais sobre o tema na matéria de Leão Serva, enviado especial da TV Cultura a Palestina, que foi ao ar esta segunda-feira (17):


Leia também: Sem energia em Kiev, boa parte da população não consegue assistir estreia da Ucrânia na Euro 2024

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por medo da guerra, cristãos deixam de visitar igreja da Natividade, na Cisjordânia

PCC executa na prisão homens acusados de planejar sequestro de Sergio Moro

OAB emite parecer contra PL que equipara aborto ao homicídio: "Inconstitucional"

Lula sanciona lei que cria plano de metas para combate à violência contra mulher

Ingredientes das comidas de festa junina ficam mais caros neste ano, diz pesquisa da FGV