Vinho mais antigo mundo é descoberto em tumba romana intocada
Bebida de dois mil anos foi encontrada em forma líquida em uma casa na Espanha
19/06/2024 17h45
Pesquisadores da Universidade de Córdoba, na Espanha, identificaram o vinho mais antigo do mundo em forma líquida. A substância foi encontrada dentro de uma urna funerária encontrada em 2019.
Leia mais: Ativistas ambientais atacam Stonehenge com tinta laranja
A descoberta surgiu através de uma família que fazia reformas em sua casa e encontrou o artefato do Império Romano intacto. O conteúdo foi recolhido e analisado por uma equipe de cientistas em um estudo que foi publicado na última segunda-feira (17).
O professor de química orgânica da Universidade José Rafael Ruiz Arrebola, que liderou os estudos, em entrevista ao portal da CNN, revelou que a urna tinha restos cremados, marfim queimado que eles acreditam ser de uma pira e aproximadamente 4,5 litros do líquido.
Leia mais: Junho Vermelho: veja onde doar sangue na cidade de São Paulo, requisitos e impedimentos
“Isto foi uma grande surpresa, porque o vinho normalmente evapora rapidamente e é quimicamente instável”, disse Ruiz.
As análises químicas revelaram a autenticidade de que o líquido avermelhado possui similaridade com os vinhos andaluzes atuais, além de substâncias similares às encontradas em vinhos brancos. A descoberta só foi possível graças a uma espécie de selo formado no recipiente, o selando totalmente e impedindo qualquer passagem de ar e consequentemente sua evaporação.
REDES SOCIAIS