Professores do ensino básico e técnico de institutos federais decidem suspender greve
Categorias aceitaram proposta de reajuste do governo federal
23/06/2024 19h16
Professores da rede federal de ensino básico e técnico aceitaram uma proposta de reajuste do governo federal e decidiram suspender a greve nacional que durava desde o mês de abril.
A decisão de suspender a paralisação nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia aconteceu no último sábado (22) com a decisão do plenário do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), que aceitou o reajuste com 89 votos a favor contra 15.
De acordo com o sindicato, a greve de professores e técnicos será suspensa após a assinatura dos acordos junto ao Ministério da Gestão e Inovação. Ainda não se sabe exatamente quando isso ocorrerá.
Leia também: Paes anuncia desapropriação do terreno onde Flamengo fará seu estádio
O reajuste proposto pelo governo federal aceito pelas categorias prevê dois aumentos salariais, um de 9% em janeiro de 2025 e outro de 5% em abril de 2026.
Também foi acordado um compromisso por parte do governo de promover melhorias em relação às remunerações por progressão de carreira.
A proposta ainda prevê a criação, em 2026, do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), um benefício que vai permitir a remuneração de profissionais por titulações acadêmicas.
Além dos IFs, professores e técnicos-administrativos de universidades federais continuam em greve.
Leia também: Torcedores de Flamengo e Fluminense entram em confronto em bairros do Rio de Janeiro
REDES SOCIAIS