Ao longo do mês de junho, os brasileiros comemoram uma das tradições mais queridas: as festas juninas.
Por suas ações em vida, os santos da Igreja Católica também são celebrados. São eles: Santo Antônio, São Pedro e São João.
A seguir, conheça quem foi cada um deles:
Santo Antônio
Conhecido como o “santo casamenteiro”, o frei franciscano do período medieval viveu as virtudes angélicas e evangélicas.
Nascido em 15 de agosto de 1195 na cidade de Lisboa, em Portugal, seu nome de batismo era Fernando de Bulhões, mas, mesmo tendo nascido em meio à Corte Real, escolheu deixá-la para ingressar na Ordem dos Franciscanos.
O dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho por ele ter morrido nesta data no ano de 1231. De maneira geral, a denominação de casamenteiro surgiu das histórias de que ele mobilizava pessoas para arrecadar recursos e prover o dote de mulheres pobres para que elas pudessem se casar.
Leia também: Polícia investiga vereador que tentou abrir CPIs contra Júlio Lancelotti
São Pedro
Comemorado no dia 29 de junho, que é quando se considera que foi martirizado, na colina Vaticana, em 64 d.C., foi o primeiro Papa da história, tendo o papado mais longo, por 37 anos.
Nascido no final do século 1 a.C., na Palestina, também foi um dos discípulos mais próximos de Jesus e líder de seus seguidores.
Padroeiro dos viúvos, dos pescadores e do Papa, é especialmente venerado no Nordeste, já que a ele é atribuída a responsabilidade e o poder sobre as chuvas.
São João
O mais famoso entre eles, foi o filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria. Ele foi o responsável por anunciar a chegada de Jesus e por batizá-lo nas águas do Rio Jordão.
Padroeiro dos doentes e dos casados, São João Batista é celebrado nesta segunda-feira (24), no dia de seu nascimento.
Leia também: Dia de São João: Entenda por que a data é celebrada no dia 24 de junho
REDES SOCIAIS