Notícias

Lewandowski diz que descriminalizar maconha pode "aliviar superlotação" em prisões

Para ministro da Justiça, o STF está "exercendo seu papel constitucional"


26/06/2024 16h20

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse nesta quarta-feira (26) que a descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal pode “aliviar superlotação" em prisões.

“Essa distinção que o Supremo está fazendo entre usuário e traficante poderá contribuir para que aqueles que são mero usuários não sejam presos e tenham um tratamento distinto. Isso com certeza servirá para aliviar a superlotação das prisões brasileiras”, afirmou Lewandowski.

Leia mais: STF não ultrapassou suas competências ao descriminalizar porte de maconha, diz Mendes

“O STF tinha que enfrentar esse problema. A diferenciação entre usuário e traficante, tendo em vista a lei de drogas vigente. O STF constatou há muito tempo que há uma diferença injusta relativamente ao usuário e ao traficante no que diz respeito à pessoa detida em flagrante”, completou.

Nesta terça-feira (25), o Supremo Tribunal Federal decidiu descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (26) que considera “nobre” a lei brasileira diferenciar o tratamento dado entre usuários e traficantes. A declaração foi dada ao portal UOL ao ser questionado sobre o julgamento na Corte.

"Eu vou dar só palpite, não sou advogado e não sou deputado. Eu acho que é nobre que haja diferenciação entre consumidor, usuário e o traficante. É necessário que a gente tenha uma decisão sobre isso, não na Suprema Corte, pode ser no Congresso Nacional, para a gente poder regular, disse Lula.

O placar final ficou em 8 a 3. O presidente do STF lembrou que o uso da maconha segue proibido em locais públicos. Foi explicado que o porte para consumo pessoal não é considerado crime, mas sim ato ilícito sem natureza penal.

Leia também: Lira instaura comissão especial para debater a chamada "PEC das Drogas" na Câmara dos Deputados

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças