Notícias

Brasil condena tentativa de golpe de Estado na Bolívia

O Palácio presidencial do país foi invadido por tanques do Exército e militares armados


26/06/2024 18h56

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (26) que o Brasil condena "qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia" e reafirma o compromisso com o povo e a democracia do país.

“A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina”, escreveu.

Leia mais: Forças Armadas invadem palácio presidencial da Bolívia

O presidente se reuniu na tarde desta quarta com o chanceler Mauro Vieira e o assessor da Presidência para assuntos internacionais Celso Amorim. Depois do encontro, o Itamaraty emitiu nota oficial condenando o que chamou de "clara ameaça ao Estado democrático de direito".

“O Governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao Governo e povo bolivianos. Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia e reafirmar seu compromisso com a plena vigência da democracia na região”, diz o comunicado.

Leia também: STF estabelece limite de 40 gramas de maconha para diferenciar usuário de traficante

O Palácio presidencial da Bolívia foi invadido por tanques do Exército e militares armados hoje. Alguns pelotões das Forças Armadas também se agruparam em praças e ruas de La Paz, capital do país.

O presidente boliviano Luis Arce classificou as ações como “mobilizações irregulares”. O ex-presidente Evo Morales definiu a situação como “tentativa de golpe de Estado”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Forças Armadas invadem palácio presidencial da Bolívia

STF estabelece limite de 40 gramas de maconha para diferenciar usuário de traficante

Certidão de nascimento: veja passo a passo de como tirar via online

Veja as capitais onde as temperaturas vão ficar acima da média neste inverno

Solicitações do jogo do tigrinho: aprenda passo a passo de como denunciar