Putin não teria iniciado a guerra na Ucrânia se respeitasse Biden, diz Trump
"Se nós tivéssemos um presidente de verdade (...), eles nunca teriam invadido", disse o ex-presidente dos EUA no primeiro debate contra seu adversário
28/06/2024 09h40
Joe Biden e Donald Trump, que representam, respectivamente, os partidos Democrata e Republicano, protagonizaram o primeiro debate entre candidatos à presidência dos Estados Unidos de 2024 na noite da última quinta-feira (27). Na ocasião, o ex-chefe do Executivo alegou que, se Vladimir Putin respeitasse o atual mandatário, a Rússia não teria iniciado uma guerra contra a Ucrânia.
Leia mais: Câmara de São Paulo aprova criação de burocracia para entrega de alimentos a pessoas com fome
"Se nós tivéssemos um presidente de verdade, um presidente que fosse respeitado pelo Putin, eles nunca, jamais, teriam invadido a Ucrânia. Muita gente está morta agora... ele (Biden) não fez nada para parar isso. Na verdade, acho que ele encorajou a Rússia a fazer isso. Ele foi tão péssimo com o Afeganistão, foi uma coisa tão horrível, vergonhosa, um dos momentos mais vergonhosos da nossa história, que quando Putin olhou aquilo, e viu a incompetência, falou: ‘ele deveria demitir aqueles generais, como eu demiti", disse Trump.
Leia também: Receita Federal disponibiliza o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024
Biden, por sua vez, afirmou - como resposta - nunca ter ouvido "tantas besteiras". O candidato à reeleição também se defendeu das acusações: “se você ver o que o Trump fez na Ucrânia, esse cara falou para o Trump ‘faça o que você quiser’ e foi exatamente o que Trump fez. Ele estava sendo encorajado pelo Putin, e veja o que ele disse quando entrou, falou que ia levar até cinco dias, que era parte da União Soviética, isso que ele queria restabelecer, e de fato ele nem sequer fez isso, ele não conseguiu fazer o que falou, e perderam milhares de tropas”.
REDES SOCIAIS