Notícias

Putin não teria iniciado a guerra na Ucrânia se respeitasse Biden, diz Trump

"Se nós tivéssemos um presidente de verdade (...), eles nunca teriam invadido", disse o ex-presidente dos EUA no primeiro debate contra seu adversário


28/06/2024 09h40

Joe Biden e Donald Trump, que representam, respectivamente, os partidos Democrata e Republicano, protagonizaram o primeiro debate entre candidatos à presidência dos Estados Unidos de 2024 na noite da última quinta-feira (27). Na ocasião, o ex-chefe do Executivo alegou que, se Vladimir Putin respeitasse o atual mandatário, a Rússia não teria iniciado uma guerra contra a Ucrânia.

Leia mais: Câmara de São Paulo aprova criação de burocracia para entrega de alimentos a pessoas com fome

"Se nós tivéssemos um presidente de verdade, um presidente que fosse respeitado pelo Putin, eles nunca, jamais, teriam invadido a Ucrânia. Muita gente está morta agora... ele (Biden) não fez nada para parar isso. Na verdade, acho que ele encorajou a Rússia a fazer isso. Ele foi tão péssimo com o Afeganistão, foi uma coisa tão horrível, vergonhosa, um dos momentos mais vergonhosos da nossa história, que quando Putin olhou aquilo, e viu a incompetência, falou: ‘ele deveria demitir aqueles generais, como eu demiti", disse Trump.

Leia também: Receita Federal disponibiliza o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024

Biden, por sua vez, afirmou - como resposta - nunca ter ouvido "tantas besteiras". O candidato à reeleição também se defendeu das acusações: “se você ver o que o Trump fez na Ucrânia, esse cara falou para o Trump ‘faça o que você quiser’ e foi exatamente o que Trump fez. Ele estava sendo encorajado pelo Putin, e veja o que ele disse quando entrou, falou que ia levar até cinco dias, que era parte da União Soviética, isso que ele queria restabelecer, e de fato ele nem sequer fez isso, ele não conseguiu fazer o que falou, e perderam milhares de tropas”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças