Notícias

Opinião fala sobre onda de desinformação científica nesta sexta-feira (5)

Com apresentação de Rita Lisauskas e participação de Atila Iamarino, programa vai ao ar às 20h30


05/07/2024 07h39

O Opinião desta sexta-feira (5) aborda a crescente onda de desinformação científica que tem se espalhado, principalmente, nas redes sociais nos últimos anos.

Com apresentação de Rita Lisauskas, a edição que aproveita o Dia Nacional da Ciência, comemorado em 8 de julho, vai ao ar às 20h30 na TV Cultura.

O cenário é formado pela circulação de notícias falsas, enganosas ou imprecisas sobre questões científicas, frequentemente relacionadas à saúde, meio ambiente ou tecnologia.

Leia mais: Polícia Federal indicia Jair Bolsonaro por venda ilegal de joias

Pondé afirma que Bolsonaro nunca foi um “outsider”: “Ele só era um político medíocre”

A divulgação impacta a capacidade das pessoas tomarem decisões informadas, além de reduzir a confiança em instituições científicas e governamentais. Recentemente, a Academia Brasileira de Ciências divulgou, inclusive, o relatório "Desafios e estratégias na luta contra a desinformação científica", que traz recomendações para tentar minimizar esse problema.

Para falar sobre o assunto, o programa recebe o professor da USP Glaucius Oliva, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências para a regional São Paulo e um dos coordenadores da pesquisa, o biólogo e divulgador científico Atila Iamarino.

Além de ouvir, de maneira remota, o apresentador, produtor e roteirista do Ciência Suja, Theo Ruprecht, que conta histórias em que a chamada pseudociência é vendida como pesquisa científica confiável.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças