A Revolução Constitucionalista de 1932, que é celebrada na próxima terça-feira (9), é feriado apenas no estado de São Paulo.
Neste ano, a véspera da data cairá na segunda-feira (8), e por isso, o dia será considerado ponto facultativo. Na capital paulista, por exemplo, o expediente ficará suspenso para os servidores municipais e o rodízio municipal não estará em vigor.
A revolução de 32 foi uma revolta armada do estado contra o governo de Getúlio Vargas, que teve início com o golpe de estado de 1930 e foi responsável por, dentre outras coisas, fechar o Congresso Nacional e depor governadores dos estados e o presidente à época Washington Luís.
E é devido à participação das tropas paulistas, que lideraram o movimento, que o dia se tornou feriado em 1997, enquanto nos outros estados não.
A data foi oficializada pelo Projeto de Lei n.º 710/1995, do deputado estadual Guilherme Gianetti. Aprovado pela Assembleia Legislativa, o PL deu origem à Lei Estadual n.º 9.497, sancionada pelo governador Mário Covas.
O feriado, no entanto, não requer manutenção por meio da legislação específica, como a assinatura de um decreto renovando-o ano após ano, por se tratar de uma lei estadual.
Veja em qual dia da semana cairão os próximos feriados de 9 de julho:
9 de julho de 2025 - quarta;
9 de julho de 2026 - quinta;
9 de julho de 2027 - sexta.
REDES SOCIAIS