BC e CMN aprovam novas regras do Open Finance que viabilizarão o PIX por aproximação
Nova funcionalidade deve estar disponível para a população a partir do ano que vem
04/07/2024 14h00
O Banco Central do Brasil (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiram criar novas regras para o sistema Open Finance, que viabilizarão o PIX por aproximação. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (4).
De modo geral, a iniciativa irá diminuir etapas nos pagamentos online e permitirão a oferta de Pix nas carteiras digitais, as chamadas wallets. Com isso, a mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira.
“O Open Finance já permite que os consumidores brasileiros tenham acesso a múltiplos benefícios advindos de soluções criadas pelas instituições participantes, a exemplo de agregadores e gerenciadores financeiros; oferta de crédito mais barato; maior facilidade para portabilidade de crédito e de salário; economia com cheque especial; oferta de melhores oportunidades de investimentos”, ressalta.
De acordo com o BC, a partir do Open Finance, as instituições financeiras irão criar Super Apps, consolidando todas essas soluções e informações em um único aplicativo, facilitando a experiência do cliente e a oferta de novos produtos e serviços financeiros.
As novas funcionalidades devem estar disponíveis para a população a partir de fevereiro de 2025.
A expectativa é de que em julho normas mais detalhadas sobre como os serviços serão promovidos sejam publicadas. Em novembro, os testes para garantir a segurança das operações já devem começar.
O cronograma é o seguinte:
31 de julho: regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR);
14 de novembro: testes em produção;
28 de fevereiro de 2025: lançamento para a população.
Leia também: Brasil é o segundo país sul-americano que mais registra focos de incêndio, segundo Inpe
REDES SOCIAIS