Notícias

Extratos bancários terão termos padronizados a partir desta segunda-feira (8)

Mudança promovida pela Febraban busca facilitar o entendimento do documento pelos clientes


08/07/2024 12h30

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) colocou em prática nesta segunda-feira (8) a padronização dos termos utilizados nos extratos bancários. Essa iniciativa busca facilitar a compreensão das informações para todos os clientes, especialmente para aqueles que possuem contas em mais de um banco.

Na primeira etapa, a padronização se concentrará nas denominações das operações de saque e depósito. Posteriormente, outras operações financeiras serão gradualmente incorporadas ao processo de padronização.

Leia também: Número de transações via Pix realizadas em um único dia bate recorde, com 224,2 milhões de registros

Com essa medida, os clientes terão acesso a extratos mais claros e transparentes, facilitando a consulta de movimentações e o acompanhamento das finanças pessoais. A Febraban destaca que a padronização dos termos é apenas o primeiro passo para tornar os serviços bancários mais acessíveis e intuitivos para todos.

“Atualmente, os bancos usam mais de quatro mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira”, enfatizou o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria.

Pela nova padronização, operações como "depósito de cheque no caixa eletrônico (ATM)", atualmente utilizada por algumas instituições financeiras, serão descritas nos extratos como "DEP CHEQUE ATM".

Já as operações em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional da agência, utilizando o cartão da conta, serão registradas nos extratos como "SAQUE DIN CARTAO AG".

Leia mais: Irmã de Kim Jong-un chama exercícios militares da Coreia do Sul de “histeria suicida”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças