A campanha de vacinação contra a Influenza chega ao fim no próximo domingo (14) no estado de São Paulo.
Para se vacinar, basta comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa.
Considerada a forma de prevenção mais eficaz contra a gripe, a vacina é voltada para toda a população acima dos seis meses.
Aqueles que se vacinaram no ano passado devem reforçar a imunização, já que o vírus passa por modificações, o que gera a necessidade de seguir o esquema vacinal anualmente. A ação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nos 645 municípios paulistas aplicou, até 4 de julho, um total de 9.157.311 doses.
Problemas respiratórios, como gripe, rinite e sinusite são intensificados durante o inverno devido às baixas temperaturas e ao clima seco. Para crianças e idosos, as doenças podem ser ainda mais graves por conta do sistema imunológico mais frágil, levando a demais complicações, internações e até mesmo óbito.
Leia também: Participação da importação de alimentos nos gastos do Brasil cai de 12% para 5%
Quais os sintomas de uma síndrome gripal?
Os indivíduos podem ser acometidos por pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos.
Em crianças menores de dois anos é comum apresentar sintomas como tosse, coriza e obstrução nasal. A maioria dos sinais costumam melhorar após uma semana, enquanto a febre tem duração de dois a três dias após o início da doença. A fadiga, a tosse e o mal-estar podem persistir por algumas semanas.
Em adultos infectados, o vírus influenza é transmissível nas 24 horas antes do início dos sintomas e em até três dias após o final da febre. As crianças e os pacientes com sistema imunológico enfraquecido podem transmitir o vírus por mais tempo.
Como se prevenir contra os vírus respiratórios?
Além de manter a caderneta vacinal em dia, também é fundamental seguir algumas precauções, como:
- Higienização frequente das mãos e objetos;
- Mantenha o ambiente arejado;
- Beber bastante água e manter-se hidratado;
- Ter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes;
- Reforçar a imunidade;
- Manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeiras e mofos;
- Suplementação de vitaminas e minerais, se necessário.
Leia também: 12 aeroportos brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo; saiba quais
REDES SOCIAIS