Notícias

Câmara dos Deputados aprova PEC da Anistia a partidos

Proposta pode perdoar os partidos de multas por não cumprimento da cota mínima


11/07/2024 19h10

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (11) o texto-base da Proposta Emenda à Constituição (PEC) que perdoa as dívidas de partidos políticos que não cumpriram cotas mínimas de recursos a candidaturas de mulheres e negros nas últimas eleições.

O texto foi aprovado em dois turnos. No primeiro, foram 344 votos favoráveis, 89 contrários e 4 abstenções. No segundo, foram 338 votos a 83, com 4 abstenções

Leia mais: Abin paralela espionou Arthur Lira, ministros do STF e jornalistas, diz PF

Segundo a proposta, conhecida como 'PEC da Anistia', o valor que deixou de ser investido nas candidaturas negras deverá ser aplicada nas quatro eleições subsequentes à promulgação da PEC, a partir de 2026.

“A aplicação de recursos de qualquer valor em candidaturas de pessoas pretas e pardas realizadas pelos partidos políticos nas eleições ocorridas até a promulgação desta Emenda à Constituição, com base em lei ou em qualquer outro ato normativo e ou em decisão judicial, deve ser considerada como cumprida”, diz o texto.

Além do perdão, a medida também cria um programa de refinanciamento de dívidas das siglas partidárias e autoriza a utilização de recursos do Fundo Partidário para pagar multas eleitorais.

O texto também prevê estender o perdão às multas aplicadas contra as siglas em processos de prestação de contas eleitorais

A ONG Transparência Partidária estima que o valor total das multas pode chegar a R$ 23 bilhões. No entanto, não há um número oficial. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças