O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou neste domingo (21) a desistência à reeleição para a Casa Branca. Logo após a sua decisão, ele anunciou apoio à candidatura de sua vice, Kamala Harris.
A decisão de Biden acontece após pressão de democratas pela desistência de sua candidatura. Nos últimos dias, o presidente acumulou gafes e confusões com nomes de personalidades, como chamar Zelensky de "presidente Putin".
Leia mais: Biden diz que apoia Kamala Harris como candidata do Partido Democrata
Saiba quem é Kamala Harris
Aos 59 anos, Kamala é formada em Direito e Ciências Políticas, atuou como procuradora da cidade de São Francisco e, depois, do estado da Califórnia.
Filha de imigrantes – com mãe indiana e pai jamaicano –, a vice-presidente dos EUA nasceu na cidade de Oakland, no estado da Califórnia.
Na política, Kamala foi senadora pelo estado da Califórnia entre 2017 e 2020. Ela se tornou a segunda mulher negra a tomar posse no Senado.
Em 2019, ela lançou campanha no partido Democrata para a sua indicação presidencial. À época, Biden foi seu concorrente. Ela desistiu da disputa e apoiou Biden, que depois a chamou para ser sua vice-presidente. Em 2020, a chapa foi eleita à presidência dos EUA.
Kamala Harris foi a primeira mulher, a primeira pessoa negra e a primeira pessoa de origem indiana a tomar posse como vice-presidente dos Estados Unidos.
Apoio de Biden
Em uma rede social, Biden falou sobre Kamala. Segundo ele, ‘foi a melhor decisão da campanha’.
“Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei”, pontuou.
Leia também: Após pressão, Joe Biden desiste de candidatura à reeleição nos Estados Unidos
“Hoje, quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso”, completou.
O apoio de Biden ao nome da Kamala não garante que ela será a candidata democrata. Outros nomes deverão ser avaliados pelos democratas.
REDES SOCIAIS