O Roda Viva desta segunda-feira (22) recebe o Doutor Raul Cutait, cirurgião digestivo do Hospital Sírio-Libanês, membro da Academia Nacional de Medicina e professor da Universidade de São Paulo (USP).
Sobre a questão dos alimentos ultraprocessados, a jornalista Constança Tatsch, do jornal O Globo, questiona se o Brasil vem fazendo o suficiente para informar a população sobre os cuidados e perigos desses produtos.
"Primeiro, é irreversível. O ultraprocessado faz parte das nossas dietas. O problema também cabe na diversidade, na quantidade e na qualidade desses ultraprocessados", afirma o médico.
Diante do fato de alimentos prejudiciais à saúde estarem associados a doenças crônicas, o professor também orienta uma reflexão e reestruturação da dieta.
"Você não precisa dar bolacha todo dia para criança, por exemplo. Então depende muito de você estruturar a maneira de consumir ultraprocessados. Agora, é impossível fugir, então vamos a administrar", acrescenta.
Em outro momento, o professor é questionado sobre o que seria uma boa merenda escolar. Ainda que tenha afirmado estar estudando uma refeição ideal na função de presidente do Conselho de Responsabilidade Social da Fiesp, o entrevistado elenca alguns pontos para uma dieta adequada:
"É aquela que tem calorias e proteínas em número apropriado para as faixas etárias e sempre que possível colocar produtos naturais, frutas, verduras e pães que não sejam ultraprocessados", finaliza Cutait.
Leia também: “Formar médicos sem qualidade pode gerar uma situação de alto risco”, avalia Raul Cutait
Participam da bancada de entrevistadores Gustavo Cabral, imunologista e colunista de Saúde do UOL, Victoria Damasceno, editora de Saúde e iniciativa Todas, da Folha de S.Paulo, Isabela Moya, repórter do jornal o Estado de S.Paulo, Constança Tatsch, jornalista do jornal O Globo e Theo Ruprecht, repórter de ciência e saúde e criador do podcast Ciência Suja.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.
Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.
Leia também: TV Cultura resgata entrevistas de Contardo Calligaris e Beatriz Segall no Provocações
REDES SOCIAIS