Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (5) recebe a escritora e jornalista Rosa Montero.

Montero é uma das mais aclamadas e premiadas escritoras espanholas da atualidade. Entre os destaques dos seu último livro, intitulado 'O perigo de estar lúcida', estão as conexões entre a criatividade e os transtornos psíquicos.

Sobre a relação entre políticas extremistas em governos de inúmeros países da contemporaneidade e o avanço de pautas em promoção à igualdade de gênero, a convidada destaca que a limitação dos direitos das mulheres implica na limitação dos direitos de todos.

"Quando começa uma repressão de direitos sociais e humanos, as mulheres são as primeiras a serem reprimidas. É preciso lutar não só para não perder esses direitos de metade da população do mundo, mas lembrar que esses direitos são essenciais e tão importantes quanto os da outra metade", enfatiza Rosa.


A jornalista Adriana Ferreira Silva também questiona sobre o papel de Montero como feminista.

"Antes de mais nada me considero feminista, mas não podemos escrever romances feministas, nem pacifistas, nem ambientalistas, por mais que essas sejam nossas ideias, porque o romance não pode ser utilitário. [...] É um caminho de conhecimento, escrevemos para descobrir, aprender. Você não pode entrar no caminho com respostas prontas", destaca a entrevistada.

Por fim, a autora pondera que tampouco escreva sobre mulheres. Em seguida, detalha uma visão precipitada que, segundo ela, faz parte de um pensamento sexista:

"Quando uma mulher escreve um romance protagonizado por uma mulher, todo mundo pensa que ela está falando de mulheres. Quando um homem escreve um romance protagonizado por um homem, todo mundo acha que ele está falando da espécie humana. Eu quero falar da espécie humana", finaliza.

Leia também: "Acho que nunca houve tanto desprezo pelos mais velhos como agora", diz Rosa Montero sobre etarismo

Participam da bancada de entrevistadores Adriana Ferreira Silva, jornalista e escritora, Daniela Arrais, jornalista e sócia-fundadora da Contente.vc, Fernanda Diamant, editora da Fósforo e sócia da Megafauna Livraria, Paulo Werneck, apresentador do podcast 451 MHZ e Ruan de Sousa Gabriel, repórter do jornal O Globo.

Assista ao programa na íntegra:


Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.

Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.

Leia também: "O jornalismo é absolutamente essencial para a saúde democrática", avalia escritora Rosa Montero