O Roda Viva desta segunda-feira (5) recebe a escritora espanhola Rosa Montero.
Montero é uma das mais aclamadas e premiadas escritoras espanholas da atualidade. Seu último livro, O perigo de estar lúcida, fala, entre outras coisas, das conexões entre a criatividade e os transtornos psíquicos. Mas o que é ser normal? As pessoas conseguem se enquadrar nesse parâmetro? Essas são algumas das questões abordadas pela escritora e jornalista no programa.
No programa, a escritora, que também já trabalhou como jornalista, fala sobre a atuação da imprensa nos últimos anos. De acordo com Rosa, não existe democracia sem um trabalho forte do jornalismo.
“O jornalismo foi muito importante. Foi minha profissão, pertence ao meu ser social. O jornalismo continua me parecendo uma maravilha, e além disso, é absolutamente essencial para a saúde democrática. Não existem democracias fortes sem meios jornalísticos fortes.
"Ele [jornalismo] está na grande travessia do deserto, adaptando-se aos novos modelos de mercado e tecnologias, e os meios empobreceram de uma forma brutal. E isso não é só um empobrecimento jornalístico, é um empobrecimento democrático brutal.
Participam da bancada Adriana Ferreira Silva - jornalista e escritora; Daniela Arrais - jornalista e sócia-fundadora da Contente.vc; Fernanda Diamant - editora da Fósforo e sócia da Megafauna Livraria; Paulo Werneck - apresentador do podcast 451 MHZ; e Ruan de Sousa Gabriel - repórter do jornal O Globo. Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
REDES SOCIAIS