Uma intensa frente fria se aproxima do Brasil, prometendo ser a mais rigorosa do ano e trazendo uma queda brusca nas temperaturas em grande parte do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Climatempo, essa massa de ar polar, que começou a se formar no Sul do país na quarta-feira (7), avança rapidamente para o Sudeste e Centro-Oeste, afetando todos os estados dessas regiões a partir de quinta-feira (8).
Em São Paulo, a capital deve registrar temperaturas entre 13 °C e 19 °C na sexta-feira (9), com 72% de chances de chuva. No sábado (10), os termômetros devem cair ainda mais, variando entre 9 °C e 17 °C, enquanto no domingo (11) a mínima pode chegar a 7 °C, a mais baixa dos últimos dois anos. Uma segunda massa de ar frio, que chega no domingo, reforçará o clima gelado, mantendo as temperaturas baixas até pelo menos a quarta-feira (14), com possibilidade de geadas intensas em áreas mais vulneráveis, como vales e planaltos.
Leia também: Mega-Sena pode pagar até R$ 16 milhões no sorteio desta quinta-feira (8)
A propagação dessa frente fria atingirá outras partes do país, com destaque para o Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e até parte da região Norte. Em algumas cidades do Rio Grande do Sul, próximas à fronteira com o Uruguai, pode haver registro de chuva congelada.
O fim de semana será marcado por geadas entre o norte do Paraná e o sul do Rio Grande do Sul, além da Serra da Mantiqueira, estendendo-se ao sul de São Paulo. Mesmo com a presença do sol em alguns momentos, a nebulosidade persistirá, favorecendo o retorno das chuvas em diversas regiões do estado de São Paulo. As sensações térmicas devem ser consideravelmente mais baixas que o habitual, especialmente em regiões geralmente mais quentes.
Abrigo Solidário
Com a previsão de queda acentuada na temperatura, a Defesa Civil de São Paulo vai abrir, a partir de amanhã (9), um abrigo solidário na estação Dom Pedro II do Metrô, destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade.
O abrigo funcionará das 19h às 07h e oferecerá refeições do programa Bom Prato, acolhimento para pets e doações de roupas por meio da Campanha do Agasalho.
Leia mais: Lula edita MP que isenta medalhistas de imposto nas premiações do COI e do COB
REDES SOCIAIS