Notícias

Caixas-pretas de avião que caiu em Vinhedo (SP) foram recuperadas, diz Cenipa

Acidente deixou 61 mortos


09/08/2024 20h06

O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro do ar Marcelo Moreno, disse nesta sexta-feira (9) que não houve alerta de emergência por parte da tripulação do avião que caiu em Vinhedo (SP).

Em coletiva de imprensa realizada hoje, também oi divulgado ainda que as duas “caixas pretas” do avião foram encontradas e serão enviadas a Brasília para perícia.

Leia mais: Avião da VoePass caiu dentro de condomínio residencial em Vinhedo

Segundo Marcelo Moreno, são dois gravadores: o Cockpit Voice Recorder, que registra as vozes dos pilotos e todo o som da cabine, e o Flight Data Recorder, que grava informações técnicas como velocidade da aeronave.

“Isso é importante para a investigação, para a gente conseguir reconstruir o acidente, de forma a entender aquela ocorrência para entregar a prevenção de acidentes e a segurança de transporte para a sociedade”, explicou.

“Depende do grau de destruição dos gravadores. Nós temos capacidade de fazer a extração estando os gravadores até muito danificados, mas depende de cada evento. Porventura, teremos que levar para o fabricante dos gravadores, nos Estados Unidos, pois temos grande necessidade de descobrir o que aconteceu. Não consigo dizer agora com quanto tempo isso irá acontecer”, acrescentou.

Também participaram da coletiva o chefe da divisão de investigação e prevenção de acidentes Aeronáuticos do Cenipa, coronel aviador Carlos Henrique Baldin; dois diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac): Luís Ricardo de Souza Nascimento e Ricardo Catanant.

Ainda segundo o Cenipa, representantes da empresa canadense responsável pela fabricação do motor da aeronave e especialistas da França viajarão ao Brasil para acompanhar as investigações.

Acidente em Vinhedo

Um avião com 61 pessoas caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP), nesta sexta-feira (9). Segundo informações da empresa Voepass, estavam 57 passageiros e quatro tripulantes.

A companhia informou ainda que trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72. A aeronave saiu de Cascavel (PR) às 11h56 e deveria pousar no Aeroporto de Guarulhos (SP) às 13h50.

Foi o pior em 17 anos. Ele se tornou o quinto mais mortal da história da aviação brasileira.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caixas-pretas de avião que caiu em Vinhedo (SP) foram recuperadas, diz Cenipa

Daniela Arbex filmou pessoas passando mal de calor em avião da mesma companhia que caiu em Vinhedo

Tarcísio anuncia criação de gabinete de crise sobre queda de avião em Vinhedo (SP)

Ataque aéreo de Israel mata integrante do alto escalão do grupo armado do Hamas no Líbano

Influenciador gravou vídeo mostrando a segurança do voo da Voepass há 11 dias