A primeira etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) terminou sem intercorrências, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Com cerca de 2,1 milhões de candidatos, o “Enem dos Concursos” acontece neste domingo (18) em todo o país. Ao todo, o processo seletivo oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal, com salários iniciais que vão até R$ 22,9 mil.
No período da manhã, os portões dos locais de prova foram abertos às 7h30 e fechados às 8h30, enquanto a aplicação durou das 9h às 11h30. Os candidatos realizaram as provas de conhecimentos gerais e discursiva (para nível superior) e português e redação (nível médio).
À etapa da tarde teve início às 13h com a abertura dos portões, que fecharam às 14h. Os exames foram entregues às 14h30. O prazo se encerra às 17h30 para os candidatos de nível intermediário e às 18h para os demais, que farão provas de conhecimentos específicos.
A redação, distribuída apenas aqueles que concorrem a cargos de nível médio, trouxe o seguinte tema: “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a sala de situação da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), onde o monitoramento da aplicação é promovido, e em seguida, afirmou esperar que o resultado fosse extraordinário.
Leia também: Em pesquisa, Kamala Harris aparece com 49% das intenções de voto e Trump com 45%
A logística conta com a experiência de 25 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que inspirou o maior concurso da história brasileira. Ao todo, cerca de 215 mil colaboradores estão envolvidos.
O certame também conta com a segurança reforçada em uma rede de aplicação integrada por diversos órgãos públicos, criada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Força Nacional de Segurança Pública dão apoio na realização.
Veja o cronograma completo do processo seletivo:
7 de agosto – disponibilização dos Cartões de Confirmação;
18 de agosto – aplicação das provas;
18 de agosto – divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h);
20 de agosto – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
20 e 21 de agosto – prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
10 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
21 de novembro – divulgação final dos resultados;
Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação.
Leia também: Roda Viva entrevista Tabata Amaral nesta segunda-feira (19)
REDES SOCIAIS