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Reprodução | Governo de SP
Reprodução | Governo de SP

O projeto Abrigo Amigo, que visa garantir maior segurança para mulheres que aguardam em pontos de ônibus na cidade de São Paulo, recebeu 1.587 chamadas no primeiro ano de funcionamento. A divulgação dos números acontece no Agosto Lilás, mês da campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. 

A parceria do Governo de São Paulo com a empresa de mídia digital Eletromidia permite que as mulheres participem de uma videochamada com uma atendente do programa por meio de um painel digital. A proposta é a de reduzir os casos de violência e assédio na capital paulista. 

Os dados obtidos revelaram que em 2024 foram 939 acionamentos. Além disso, a demanda pelo serviço cresce até 78% aos domingos em comparação aos demais dias da semana.

Já em relação aos horários, a incidência maior é no intervalo entre 20h e 0h, quando as pessoas estão iniciando ou encerrando seus turnos de trabalho.

“O Abrigo Amigo é uma tecnologia, que atua de forma humanizada, que se torna um aliado no enfrentamento da violência contra a mulher. Uma solução criativa que permite que as mulheres que estão sozinhas no ponto de ônibus tenham uma companhia e mais segurança”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em nota divulgada na última segunda-feira (19). 

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Como funciona o Abrigo Amigo?

Foto: Reprodução/Governo de SP

De acordo com o Governo do Estado, a iniciativa se concentra no centro em regiões classificadas como mais sensíveis no período noturno. O serviço também está disponível em pontos da Rua da Consolação e das avenidas Rangel Pestana e Nove de Julho.

Para iniciar a chamada, basta a pessoa pressionar um botão na tela do painel digital. O equipamento tem conexão direta com uma central de atendimento, que funciona das 20h às 5h. O projeto ainda pode ser usado para situações de emergência, já que a atendente pode acionar a polícia ou o socorro médico.

Os pontos de ônibus beneficiados contam com câmera noturna, microfone, sensor de presença e conexão à internet. A passageira e a atendente conseguem conversar olhando uma para a outra. A atendente consegue visualizar o ponto de ônibus onde a passageira está e a movimentação ao redor dela.

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