O estado de São Paulo registrou, entre quinta (22) e sexta-feira (23) desta semana, 2.316 focos de incêndio. O número representa quase sete vezes mais que o registrado em todo o mês de agosto do ano passado, quando foram contabilizados 352 incidentes.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), São Paulo está no topo da lista de incêndios no país no fim desta semana, inclusive na frente da Amazônia Legal, que enfrenta temporada recorde de queimadas, com fumaça chegando a 10 estados.
Ocorrências envolvendo canaviais em chamas e a morte de dois trabalhadores que tentavam combater o fogo nesta sexta em Urupês levaram o Governo do Estado a criar um gabinete de crise para discutir soluções ao problema.
Leia também: Governo de SP cria gabinete de crise devido aos incêndios que atingem interior do estado
‘Cidade de Deus: A Luta Não Para’ retoma universo com foco na normalização da violência
Os incêndios se concentram principalmente em municípios da região de Ribeirão Preto, de São José do Rio Preto, de Presidente Prudente, São Carlos e Bauru.
As cidades de Pitangueiras, Altinópolis e Sertãozinho estão no topo da lista do Inpe, com 203 focos no total. Ponte Geral, Urupês, Salmourão e Pontal aparecem na sequência com 165 casos.
O tempo seco e os ventos de pré-frontais favorecem a propagação de incêndios que atingem todo o estado de São Paulo e o fenômeno é conhecido como “plumas de fumaça”, ou seja, grandes nuvens de fumaça provocadas por queimadas capazes até de encobrir o sol.
De acordo com o estado, 30 cidades estão em alerta máximo para ocorrência de grandes queimadas. Veja abaixo:
Alumínio
Araraquara
Bernardino de Campos
Boa Esperança do Sul
Dourado
Iacanga
Itápolis
Itirapina
Jaú
Lucélia
Monte Alegre do Sul
Monte Azul Paulista
Nova Granada
Piracicaba
Pirapora do Bom Jesus
Pitangueiras
Poloni
Pompeia
Pontal
Presidente Epitácio
Sabino
Salmourão
Santo Antônio da Alegria
Santo Antônio do Arancanguá
São Bernardo do Campo
São Simão
Sertãozinho
Taquarituba
Torrinha
Ubarana
REDES SOCIAIS