Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Flickr STF
Reprodução / Flickr STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para esta sexta-feira (30) o início do julgamento de recursos sobre o bloqueio de perfis na rede social X, investigados por postagens envolvendo, por exemplo, atos golpistas, discursos de ódio e ataques às instituições.

Os recursos foram apresentados pela própria empresa contra decisões do ministro Alexandre de Moraes, relator de inquéritos que investigam disseminação de informações falsas e ataques às instituições democráticas.

A análise dos recursos será feita no plenário virtual, pela Primeira Turma da Corte. Os cinco ministros do colegiado poderão inserir seus votos no sistema eletrônico a partir de sexta até o dia 6 de setembro.

Leia também: SpaceX realizará primeira caminhada espacial com civis nesta terça (27); entenda a missão

Preta Gil recebe primeira alta após retomar tratamento contra câncer

Um dos principais pontos a ser analisado pelos magistrados é se, nos casos investigados, o bloqueio pode ser feito da conta ou se a restrição deve ser aplicada apenas a postagens específicas.

Depois de descumprir ordens de bloqueio de perfis investigados no STF e ser multado por isso, o X anunciou na última semana que irá “encerrar as operações” no Brasil. No entanto, de acordo com a própria rede, o serviço continuará disponível para os usuários do país.

A mensagem diz que a medida será tomada em razão de decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes. O dono da plataforma, Elon Musk, chegou a atacar Moraes em postagens em abril e também ameaçou reativar outras contas que haviam sido bloqueadas anteriormente.