A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, pretende realizar a primeira caminhada espacial da história em uma missão comercial, batizada de Polaris Darwin. O lançamento está previsto para as 4h38 (horário de Brasília) desta terça-feira (27), mas poderá ser adiado para o final da manhã ou para quarta-feira (28).
A missão usará a nave Crew Dragon e buscará alcançar 1.400 km de altitude, o que será o ponto mais distante da Terra alcançado por humanos desde o programa Apollo, encerrado em 1972. A Estação Espacial Internacional (ISS), por exemplo, fica a 420 km da Terra.
Leia também: Brasil precisa reduzir emissões de gases em 92% até 2035, diz Observatório do Clima
TV Cultura relembra participações de Elza Soares e Norma Bengell no Provocações
O plano é levar quatro passageiros em um voo de cinco dias partindo do Kennedy Space Center, base da Nasa, na Flórida, Estados Unidos. No terceiro dia, dois tripulantes poderão deixar a nave e flutuar no espaço por alguns instantes, a 700 km da Terra.
Esta será a primeira missão do programa Polaris. No entanto, outros dois voos dessa iniciativa estão previstos pela SpaceX, incluindo um com a Starship, a maior nave espacial do mundo.
Representantes da SpaceX e os passageiros da Polaris Dawn dizem que planejaram vários cenários de contingência caso algo dê errado na missão, como vazamento de oxigênio ou falha para vedar novamente o domo da Crew Dragon.
REDES SOCIAIS