Incêndio de grandes proporções consome Terra Indígena no Pantanal
Nos últimos três meses, mais de 2,3 milhões de hectares da região foram destruídos pelas chamas
28/08/2024 15h23
Um incêndio de grandes proporções consumiu a terra indígena Kadiwéu, no Pantanal, em Porto Mourinho (MS). Desde as primeiras horas desta quarta (28), os brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) de segurança seguem o combate de forma intensa.
Até o momento, não há previsão para a finalização do combate no local. Desde 1º de janeiro deste ano, mais de 60% da TI Kadiwéu foi atingida pelas chamas. De acordo com o governo federal, 1697 indígenas moram na região. Ao todo, a área tem 539 mil hectares homologados.
Leia também: 'Meu Malvado Favorito 4' se torna o maior filme da Universal no Brasil
O Macaco: filme baseado em terror de Stephen King ganha data de estreia
"Não está fora de controle. Temos 70 brigadistas empregados na região. O reforço chegou há duas semanas, mas durante essa operação outros brigadistas já foram empregados na Terra Indígena", comentou Márcio Yule, chefe da brigada.
Nos últimos três meses, mais de 2,3 milhões de hectares foram destruídos pelas chamas. A área representa 15,37% de todo o território pantaneiro no Brasil. A última frente fria sobre o estado, no fim de semana, amenizou o calor e também ajudou no combate às chamas.
REDES SOCIAIS