Um dos tufões mais potentes a atingir o Japão nas últimas décadas tocou o solo nesta quinta-feira (29), deixando pelo menos três mortos e causando grandes danos materiais no sul do país.
Leia mais: São Paulo: Defesa Civil emite alerta para risco elevado de incêndios em quase todo o estado
O tufão Shanshan, com rajadas de vento de até 252 km/h, atingiu a ilha de Kyushu, a principal ilha do sul do país, onde vivem 12,5 milhões de pessoas, por volta das 8h desta quinta-feira (20h de quarta-feira em Brasília).
No momento que tocou o solo, o tufão perdeu intensidade, com rajadas de até 160 km/h. O perigo, no entanto, reside principalmente nas chuvas torrenciais, que causaram um deslizamento de terra mortal.
Três membros da mesma família, um casal na faixa dos 70 anos e seu filho de 30 anos, morreram em um deslizamento de terra que soterrou sua casa em Gamagori, na província central de Aichi.
As autoridades emitiram o nível de alerta mais elevado em algumas áreas e aconselharam centenas de milhares de pessoas a abandonar suas casas, alertando sobre o perigo de enchentes "potencialmente letais", deslizamentos de terra e aumento do nível do mar.
Leia também: Brasil chega a 212,5 milhões de habitantes, aponta IBGE
REDES SOCIAIS