Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

De acordo com um levantamento do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil, ligado ao Instituto Articule, mais de 600 mil crianças de até quatro anos estão na fila por uma vaga de creche no Brasil.

Segundo os pesquisadores, o déficit é de cerca de 632 mil vagas para o público nessa faixa etária. Desse total, 73% são bebês de até dois anos de idade.

De acordo com Mariana Luz, presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, organização civil com foco no desenvolvimento das crianças brasileiras, a faixa etária dos zero até os quatro anos é uma das mais importantes para o desenvolvimento infantil.

Essa também é a fase do pico do desenvolvimento a acontecer, nos mil dias de vida, que é chamado, desde a gravidez até os dois anos. Essas crianças estando fora da creche estão sendo privadas de um direito que impacta o seu desenvolvimento”, alerta.

Leia também: Pedro Bandeira recebe homenagem no Boas Práticas Escolares, da TV Cultura

A responsabilidade de atender essa demanda é dos municípios, com recursos do governo federal. São Paulo reúne as cidades com maior déficit, com 88 mil crianças de zero a quatro anos longe da creche. Em seguida vem as prefeituras de Minas Gerais (63 mil), Paraná (59 mil), Pará (48 mil) e Goiás (39 mil).

Segundo o levantamento, a principal razão (33%) é a opção dos próprios responsáveis, que consideram as crianças muito novas para sair de casa. No entanto, a falta de vagas próximas do lar também pesa (27%), bem como o acesso por transporte público (20%). Outra dificuldade é o desconhecimento sobre os processos de matrícula, como a documentação (11%).uma criança na creche não é uma obrigação no Brasil, diferente das outras fases do ensino,

Um dos fatores que pode explicar a falta de oferta destes locais acontece porque matricular como a pré-escola, por exemplo. Apesar disso, o direito à creche é garantido pela Constituição Federal.

Em nota, o Ministério da Educação diz que tem atuado para aumentar as vagas através do PAC Creches. A meta é construir 2.500 unidades e beneficiar ao menos 110 mil crianças até 2026.

Saiba mais sobre o tema na matéria que foi ao ar esta quinta-feira (29) no Jornal da Tarde: 

Leia também: "Ninguém está acima da lei no Brasil": Sakamoto analisa possível suspensão do X no país