A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (GAECO), juntamente com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, deflagraram a Operação Vitreum nesta terça-feira (3).
Ela tem como objetivo encerrar atividades de associação criminosa voltadas ao roubos de cargas e caminhões em municípios do estado de São Paulo. Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e três de busca e apreensão na cidade de Barueri, em São Paulo.
Leia mais: STF e PF sofrem ataque hacker nos últimos dias
A investigação foi iniciada em maio de 2024, a partir de informações colhidas sobre um grupo criminoso que planejava executar um roubo de carga, mas que não foi realizado.
Durante as apurações foi constatado que o grupo criminoso abordava veículos estacionados para descanso do motorista, invadindo com violência as cabines dos veículos e dominando as vítimas, com a utilização de armas de fogo.
Leia mais: Alta do PIB supera expectativas e Haddad diz que número pode ultrapassar 2,8% em 2024
Assim que rendidas, as vítimas eram levadas até cativeiros localizados em regiões próximas aos locais dos roubos, onde permaneciam presas. Durante o cativeiro, os criminosos davam destinação aos veículos e cargas.
Na operação foram apreendidos veículos e uma arma de fogo de calibre restrito e numeração raspada. Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa e roubo.
Os indivíduos foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo.
REDES SOCIAIS