Notícias

Lula fala em defesa da democracia e soberania nacional em pronunciamento do Dia da Independência

Presidente também comemorou números em relação à fome e criação de empregos


06/09/2024 20h29

Em pronunciamento especial na véspera do Dia da Independência do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exaltou a manutenção da democracia no país, falou em soberania nacional e comemorou os índices do governo.

Lembrando o episódio do 8 de janeiro de 2022, quando houve invasão e depredação aos prédios da praça dos três poderes, em Brasília, Lula afirmou que “nenhum país é de fato independente sem o exercício pleno da democracia”.

A democracia é mais do que votar no dia da eleição, é lutar pela conquista de direitos. O direito de fazer três refeições por dia, morar com dignidade, ter um bom emprego, salário justo, segurança para cuidar da família e conquistar um futuro melhor para os nossos filhos (...) democracia é o respeito à vontade do povo expressa livremente nas urnas. Não é o direito de mentir, espalhar o ódio e atentar contra a vontade do povo”, disse o presidente.

Lula destacou políticas de inclusão social do governo, o retorno do protagonismo do país no cenário externo e o combate ao negacionismo científico. O petista afirmou que sua gestão garantiu uma harmonia entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e melhorou o diálogo do governo federal com estados e municípios, independente dos partidos dos governantes.

Leia também: Lula diz que comportamento de Maduro deixa a desejar, mas que não irá cortar relações com a Venezuela

Em outro momento do pronunciamento, Lula declarou que “nenhum país é de fato independente quando tolera ameaças à sua soberania".

Seremos sempre intolerantes com qualquer pessoa, tenha a fortuna que tiver, que desafia a legislação brasileira. Nossa soberania não está a venda”, afirmou.

Na última semana, o presidente criticou o bilionário Elon Musk por ele não respeitar a legislação brasileira, ao não nomear um representante da rede social X, da qual é dono, no Brasil. A rede social continuou funcionando por um tempo, mas foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal.

Musk tem criticado Lula e o ministro do Supremo Alexandre de Moraes, que determinou a derrubada da plataforma, e alegado censura.

O presidente também exaltou os números do governo em relação à fome e a criação de empregos.

Leia também: Justiça norte-americana adia sentença criminal de Trump para depois das eleições

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça norte-americana adia sentença criminal de Trump para depois das eleições

Lula diz que comportamento de Maduro deixa a desejar, mas que não irá cortar relações com a Venezuela

Após denúncias de assédio, Silvio Almeida é exonerado do Ministério dos Direitos Humanos

Após ameaça de bomba, avião com 247 pessoas faz pouso de emergência na Turquia

Zanin nega pedido da PGR para suspender novas regras de fundos eleitorais para candidatos negros