O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (30) que Elon Musk, dono do X, o antigo Twitter, deve respeitar as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Todo e qualquer cidadão, de qualquer parte do mundo, que tem investimento no Brasil está subordinado à Constituição e às leis brasileiras”, expõe em bate-papo com a rádio MaisPB, em João Pessoa.
“Esse cidadão é um cidadão americano, ele não é um cidadão do mundo. Ele não pode ficar ofendendo os presidentes, ofendendo os deputados, ofendendo o Senado, ofendendo a Câmara, ofendendo a Suprema Corte. Ele pensa que é o quê?”, acrescenta o petista.
Leia também: Venezuela sofre apagão e governo aponta ‘sabotagem’
Na quarta-feira (28) Alexandre de Moraes, ministro do STF, deu 24 horas para que a rede social nomeasse um novo representante legal no Brasil, sob pena de suspender a plataforma.
Além de garantir a existência de um representante, o que é determinado por lei, a decisão ainda buscava fazer com que fossem pagas as multas impostas pela Justiça após o não bloqueio de perfis que faziam ataques às instituições democráticas.
No entanto, o prazo chegou ao fim na noite dessa quinta-feira (29) sem que a ordem fosse acatada: “Em breve, esperamos que o ministro Alexandre de Moraes ordene o bloqueio - simplesmente porque não cumprimos suas ordens ilegais para censurar seus opositores políticos”, diz o X em um comunicado publicado na própria plataforma.
REDES SOCIAIS