A Defesa Civil prorrogou o alerta de risco elevado para incêndios em todo o estado de São Paulo até o próximo sábado (14).
O Mapa de Risco, uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica grau máximo de risco em quase todas as faixas do território paulista.
De acordo com a previsão, os próximos dias serão marcados por um clima seco e estável. Sem previsão de chuvas, a atenção se volta para a elevação gradual das temperaturas, que trarão uma sensação de calor e um ambiente abafado.
Os índices de umidade relativa do ar devem cair no período da tarde, o que eleva o risco para incêndios florestais, exceto na faixa litorânea. Devido ao cenário, a Defesa Civil implementa diversas medidas preventivas, incluindo vistorias nas áreas mais vulneráveis, a construção de aceiros e o reforço nas campanhas de conscientização direcionadas à população.
Com isso, a população deve se manter hidratada, proteger-se do sol, dar preferência a ambientes internos úmidos por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas.
Leia também: Falha na linha 1-Azul do Metrô causa lentidão em SP na manhã desta quarta-feira (11)
Nesta quarta-feira (11), a cidade de São Paulo amanheceu com poucas nuvens e os termômetros em média na marca dos 18,4°C, no entanto, a previsão de temperatura máxima permanece elevada e deve atingir os 34°C nas horas de maior aquecimento. A umidade do ar segue baixa, com valores mínimos ao redor dos 20% em diversas regiões.
A quinta-feira (12) também será um dia de tempo seco, com baixa umidade e forte calor desde o amanhecer. A temperatura máxima prevista é de 34°C e os índices de umidade do ar devem variar entre 19% e 70% no decorrer do dia.
A sexta-feira (13) vai seguir o panorama registrado nos últimos dias, com temperatura mínima na casa dos 19°C e percentuais de umidade abaixo dos 20%.
As simulações atmosféricas mais recentes indicam que o início da segunda quinzena de setembro será diferente, com a chegada de uma frente fria, que trará alívio ao calor no próximo fim de semana.
Leia também: Partidos pedem ao STF autorização para uso de polícias estaduais em conflitos indígenas
REDES SOCIAIS