Notícias

Dino autoriza abertura de créditos extraordinários pelo governo para combate de queimadas

Antes de ser liberado, recurso deve ser autorizado pelo Congresso


15/09/2024 17h16

Uma determinação deste domingo (15) do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, autoriza que o governo federal abra créditos extraordinários para o combate de queimadas nas regiões da Amazônia e do Pantanal.

Com a decisão, os gastos do governo com essa finalidade não devem entrar no cálculo das regras de meta fiscal.

A autorização é decorrente de uma ação da Advocacia-Geral da União (AGU) na corte que discute a proteção da Amazônia e do Pantanal. Na última sexta-feira (13), a AGU havia apresentado uma manifestação mostrando impactos positivos na preservação dos biomas que a abertura especial de crédito poderiam trazer.

Leia também: Fortes chuvas deixam ao menos 63 mil famílias sem eletricidade na República Tcheca

“Autorizo, a critério do Poder Executivo, a abertura de créditos extraordinários, sem a aplicação do contido no § 7º do art. 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal, introduzido pela Lei Complementar nº 200/2023, isto é, sem cômputos para tetos ou metas fiscais, exclusivamente para fazer frente à grave "pandemia" de Incêndios e Secas na Amazônia e no Pantanal. Realço que tal providência, se adotada, ocorrerá sob o controle dos Poderes Legislativo (quanto à aprovação final do montante contido em medida provisória) e Judiciário (quanto à efetiva aplicação), observando-se rigorosamente todas as regras constitucionais de transparência e rastreabilidade, bem como as demais leis”, traz a determinação.

A decisão de Dino deixa claro que a abertura dos recursos fora de metas fiscais dependerá da anuência do Congresso Nacional.

Leia também: Rio Madeira, em Porto Velho, atinge menor nível desde 1967

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"Eu odeio Taylor Swift", pública Trump após cantora manifestar apoio a Kamala

Fortes chuvas deixam ao menos 63 mil famílias sem eletricidade na República Tcheca

André Mendonça pede parecer da PGR sobre denúncias de assédio sexual contra Silvio Almeida

Chances de infarto podem aumentar 20% em dias de calor intenso

Rio Madeira, em Porto Velho, atinge menor nível desde 1967