Explosão de pagers do Hezbollah deixa nove mortos e milhares de feridos
O embaixador do Irã no Líbano, Mojtaba Amani, foi um dos feridos pela série de explosões
17/09/2024 15h44
Um grande número de pagers usados por membros do grupo político-militar Hezbollah explodiu de maneira simultânea em um intervalo de poucos minutos nesta terça-feira (17), no Líbano, deixando milhares de feridos.
Firas al-Abyad, ministro da Saúde do Líbano, informou, em entrevista coletiva, que nove pessoas morreram devido às explosões e mais de 2,8 mil ficaram feridas, 200 em estado grave. Integrantes do governo libanês e do Hezbollah acusam Israel de realizar os ataques.
Leia mais: Pela primeira vez em 16 dias, estado de São Paulo zera registro de novos focos de incêndio
Forças de segurança libanesas informaram que diversos dispositivos de comunicação sem fio foram detonados em todo o Líbano por volta das 15h45 (9h30 no horário de Brasília), especialmente nos subúrbios ao sul de Beirute, causando ferimentos.
Os hospitais da região foram colocados em alerta máximo para receber os pacientes, além de pedidos emergenciais por doações de sangue. Pelo menos mil militantes e operativos do grupo teriam ficado gravemente feridos.
Leia mais: Incêndio no Parque Nacional de Brasília deixa mais de 20 escolas sem aulas no DF
O portal iraniano Al Jazeera informou que o dispositivo de comunicação usado pelo grupo resistência libanesa foi invadido, hackeado, e vários membros do Hezbollah ficaram feridos depois que esses dispositivos, conhecidos como pagers, explodiram.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que um dos aparelhos explode no momento quando um dos militantes fazia compras em um mercado. Após a detonação, ele cai no chão e grita, enquanto as pessoas correm.
Leia mais: Pablo Marçal pede desculpas a Tabata Amaral por declarações sobre morte de seu pai
Segundo informações do jornal O Globo, a Chancelaria libanesa, assim como o conselho de ministros do país, "denunciou veementemente a agressão criminosa israelense que representa uma violação significativa da segurança e soberania libanesa”. Além disso, informaram que iniciaram contatos com os países envolvidos e com a ONU, para confrontá-los contra este crime que não conhece limites.
Pagers são pequenos aparelhos que utilizam sinais de rádio para receber alertas e pequenas mensagens transmitidas por uma central de chamadas. Diferentemente de celulares e outros dispositivos que utilizam internet e podem ser facilmente rastreados, os pagers são considerados mais seguros, confiáveis e difíceis de se rastrear. São utilizados por muitos profissionais da saúde e emergência, além do Hezbollah, por questões estratégicas.
Leia mais: Sean “Diddy” Combs, rapper e magnata da música, é preso em Nova York após acusações de abuso sexual
Os conflitos entre Israel e Hezbollah se intensificaram com o início da guerra em Gaza, após uma série de ataques do Hamas no território israelense em outubro de 2023. O grupo libanês disparou mísseis contra o norte de Israel, tornando os ataques frequentes entre as partes.
REDES SOCIAIS