Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Detran
Reprodução | Detran

Uma megaoperação da Lei Seca será realizada em São Paulo a partir desta quarta-feira (18). A ação faz parte da Semana Nacional de Trânsito e foi elaborada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

Segundo o departamento, cerca de 43 Operações de Direção Segura Integrada (ODSIs) estão programadas, sendo sete somente na cidade de São Paulo. Esta promete ser uma das maiores ações já realizadas desde a publicação da lei que proíbe o consumo de álcool para condutores de veículos, em 2008.

Leia mais: Conta de luz deve seguir mais cara até o fim do ano, aponta Aneel

As fiscalizações serão realizadas pelo Detran, em parceria com equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica. As ODSIs serão distribuídas em regiões com altos índices de acidentes e em locais com concentração de bares e baladas em todo o estado.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto dirigir sob a influência de álcool quanto se recusar a realizar o teste do bafômetro são infrações gravíssimas. O valor da multa, em ambos os casos, é de R$ 2.934,70, com suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia mais: Assembleia Geral da ONU exige que Israel desocupe territórios palestinos em 12 meses

A mesma punição se aplica ao condutor que realiza o teste e o bafômetro aponta 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido. Quando o resultado é de 0,34 mg por litro de ar expelido, o caso é considerado crime de trânsito. Além da multa e da suspensão da CNH, o condutor flagrado nesta condição pode cumprir pena de seis meses a três anos de prisão.

Durante a Semana Nacional de Trânsito realizada em 2023, cerca de 27.497 carros foram abordados em 35 operações no estado. Ao longo desse período, 702 motoristas foram multados por se recusarem a realizar o teste, 82 estavam sob efeito de álcool e 13 crimes de trânsito foram registrados.