Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Agência Senado - Foto: Lia de Paula
Reprodução/Agência Senado - Foto: Lia de Paula

Roberto Saturnino Braga, primeiro prefeito eleito do Rio de Janeiro após a redemocratização, morreu na manhã desta quinta-feira (3), aos 93 anos

O político estava hospitalizado na capital fluminense desde o mês passado e foi transferido na última quarta-feira (2) para o centro de tratamento intensivo (CTI), com um quadro de pneumonia. Segundo a família, ele estava sob cuidados paliativos. A causa da morte apontada foi doença pulmonar obstrutiva crônica.

Ainda sem horário definido, o velório será nesta sexta-feira (4) no Palácio da Cidade, no bairro de Botafogo (RJ). 

Saturnino foi deputado federal, entre 1963 e 1968, e o parlamentar mais vezes eleito para o Senado pelo estado do Rio de Janeiro, com três mandatos. Sua primeira eleição foi em 1974, quando assumiu a candidatura do MDB após afastamento do candidato original, o deputado Affonso Celso

Reeleito senador em 1982, foi o primeiro líder da bancada do PDT no Senado (1982-1985), mas logo passaria a ocupar a Prefeitura do Rio de Janeiro, em 1985.

Leia também: Eleições 2024: Roda Viva recebe Renato Meirelles e debate resultados do 1º turno nesta segunda (7)

O feito marcou a primeira disputa eleitoral no Rio após a ditadura, conquistando mais do que o dobro de votos do segundo colocado, o deputado federal Rubem Medina. 

Depois do mandato como prefeito, Saturnino voltou a tentar uma cadeira no Senado em 1994, mas não foi eleito. Tornou-se vereador no Rio de Janeiro, em 1996, e voltou ao Senado em 1998, derrotando o economista e ex-senador Roberto Campos (1917-2001).

Durante o terceiro mandato, foi líder do PSB (2000) e presidente da Comissão de Relações Exteriores (2005-2007). Tendo em vista que ele não tentou se reeleger, os cargos marcaram o fim de sua vida pública.

Nascido em 13 de setembro de 1931 no Rio de Janeiro, tinha a engenharia como formação e ainda trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), atual BNDES. 

Leia também: Personalidades prestam homenagens a Cid Moreira: “Sua voz e talento marcaram gerações”