Notícias

Cantor Leonardo entra para 'lista suja' do trabalho escravo

Segundo a lista do MTE, seis trabalhadores foram encontrados em condições análogas em uma das fazendas do artista


07/10/2024 15h31

O nome do cantor Leonardo foi incluído na ‘lista suja’ de trabalho análogo a escravidão do Ministério do Trabalho e Emprego nesta segunda-feira (7).

Com atualização semestral, 176 novas pessoas físicas (patrões) e jurídicas (empresas) foram adicionadas ao cadastro, sendo 20 deles por práticas de trabalho análogo à escravidão no âmbito doméstico. Agora, a lista com 727 nomes.

Leia mais: Segundo avião da FAB com brasileiros decola de Beirute

Entre os nomes está Emival Eterno da Costa, o cantor Leonardo. Ele entrou na lista por conta de uma fiscalização realizada em novembro de 2023 na fazenda Talismã, no município de Jussara, interior de Goiás.

No local, foram encontradas seis pessoas, incluindo um adolescente de 17 anos, em condições degradantes. Segundo o ministério, a condição significa a "escravidão contemporânea".

Leia também: Leonardo diz estar 'surpreso e muito triste' após ser incluído na 'lista suja' do trabalho escravo

Atualização do Ministério de Trabalho e Emprego

Conhecido como "Lista Suja", a ferramenta visa dar transparência aos atos administrativos decorrentes das ações fiscais de combate ao trabalho análogo à escravidão. 

Entre as atividades econômicas com maior número de inclusões estão a produção de carvão vegetal (22 empregadores), sendo 12 de florestas plantadas e 10 de florestas nativas, a criação de bovinos (17), a extração de minerais (14) e o cultivo de café e a construção civil, com 11 empregadores cada.

Segundo André Roston, coordenador-geral de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Análogo ao de Escravo e Tráfico de Pessoas do MTE, “a atualização reforça o compromisso do Estado com a transparência e a conscientização da sociedade sobre essa grave violação de direitos humanos no Brasil”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes autoriza ida de Daniel Silveira para regime semiaberto

Anielle Franco fala sobre importunação sexual de Silvio Almeida: “Ele era bem desrespeitoso”

Navio da Marinha da Nova Zelândia afunda com 75 pessoas a bordo em Samoa

Multas pagas pelo X são transferidas para conta bancária correta

Israel anuncia operação militar na costa sul do Líbano e estabelece novas zonas militares na fronteira